Neste conteúdo você vai ver
A competitividade no mercado de trabalho é, sem dúvidas, um dos grandes obstáculos que precisamos enfrentar.
Quanto maior e mais importante for um cargo, mais temos que apresentar diferenciais para vencer a concorrência. Assim, o aprendizado de idiomas surge como um grande trunfo.
Neste contexto, e quando consideramos a globalização, percebemos facilmente que todos os cantos do planeta se aproximaram.
Por isso, as empresas buscam cada dia mais profissionais capacitados para interagir com pessoas, de diferentes maneiras.
E uma dessas formas diz respeito às línguas estrangeiras. Seja aqui no Brasil ou em outros lugares, é fundamental falar, escrever e entender diferentes idiomas.
Isso vai muito mais além do que ser capaz assistir filmes de outros lugares sem legendas ou dublagem.
O fato, enfim, é que o aprendizado de idiomas ganha importância a cada dia que passa. Por este motivo, destacamos esse tema hoje para você.
E, mais do que isso, vamos conversar sobre como a Oratória pode potencializar a nossa comunicação em outras línguas. Continue acompanhando a gente.
Aprendizado de idiomas – Por que é tão importante comunicar em línguas diferentes?
Quantas línguas – diferentes da sua nativa – você fala? Uma? Duas? Três? Quanto mais, melhor, concorda? Há, neste tipo de aprendizado, um valor cultural, profissional, pessoal, entre tantas outras vantagens (conversamos muito sobre isso ao longo deste conteúdo).
E é bem provável que já tenha se deparado com dificuldades em outros idiomas. Por mais que conheça uma língua, como o inglês ou o espanhol, sempre surge algum termo que desconhece e você precisa da ajuda do tradutor do Google ou mesmo de um dicionário.
Isso é bastante comum e não pode ser considerado um problema. Temos dificuldades, em diversas situações, até como a nossa querida Língua Portuguesa.
A verdade é que o aprendizado de idiomas (e da nossa língua nativa) é um processo continuado, que vai sendo lapidado com o tempo.
Porém, com o advento da tecnologia, tudo ficou mais fácil. Mesmo que não tenhamos tantos recursos para investir em cursos de idiomas, a internet nos possibilitou uma série de opções:
- Aplicativos gratuitos para aprender idiomas;
- Filmes e vídeos com legendas para treinamento;
- Material para estudo;
- Chats específicos para treinarmos idiomas com pessoas que têm o mesmo objetivo que a gente;
- Cursos de idiomas gratuitos ou com preços acessíveis, entre outros.
Você concorda que esses benefícios abrem o nosso leque de opções? Seja para a vida profissional ou mesmo para aumentar a nossa cultura, de forma geral.
Ou, ainda, para ampliar a nossa rede de amigos ou de colegas de profissão (o networking precisa muito disso).
Quanto mais cedo começarmos a falar novas línguas, mais fácil será o aprendizado e mais oportunidades teremos. Por este motivo, é essencial que todas as pessoas – sem exceção – invistam no aprendizado de idiomas (mais de um, se possível).
Aliado a isso, a Oratória surge como um potencializador do aprendizado e uma ferramenta que refina a nossa pronúncia e a nossa comunicação.
Com essa parceria (Oratória + idiomas), ganhamos recursos extras que funcionam como grandes diferenciais na carreira e mesmo na vida pessoal.
Esse é um caminho que você não deve abrir mão, ainda que não goste de idiomas. Há muitas pessoas que, apesar de saberem a importância de falar e entender outras línguas, não sentem muito prazer com isso.
É totalmente compreensível; porém, ao mesmo tempo, é necessário.
Há muitos benefícios quando investimos no aprendizado de idiomas e em Oratória. Falaremos muito ainda sobre isso ao longo deste conteúdo.
No fim, temos a certeza de que não restará mais nenhuma dúvida do quanto você precisa seguir por esses caminhos tão valiosos. Vamos em frente.
A fluência em idiomas e o mercado de trabalho
Se o aprendizado de idiomas já é muito importante para a cultura geral, o que falar da vida profissional? É, simplesmente, um requisito especial e que é esperado por todas as empresas, de diferentes segmentos.
Há, inclusive, cargos em que ter fluência em outras línguas é uma das obrigatoriedades.
Por isso, hoje é mais do que natural vermos nas vagas de emprego a necessidade de conhecer idiomas, seja falado ou escrito.
A globalização abriu essa obrigatoriedade pelo fato de que profissionais precisam negociar com diferentes mercados.
Assim, para que não reste mais nenhuma dúvida a respeito do valor da fluência em idiomas para a nossa evolução profissional, destacamos uma série de pontos. Com eles, você entenderá que não há alternativa.
Corra, uma carreira de sucesso está te esperando. Vamos lá?
Networking
Ter uma rede de contatos profissionais é uma mina de ouro, seja para aqueles que estão iniciando na profissão ou mesmo para os que têm uma carreira de anos. Isso se justifica porque temos a oportunidade de trocar conhecimentos e também experiências com outras pessoas.
Isso te deixará mais próximo de novas oportunidades de trabalho e de fontes riquíssimas de aprofundamento profissional.
Em outras palavras, o networking manterá a sua evolução em processo constante: novas vagas de trabalho, novidades do mercado em que atua, contatos, e muito mais.
Mercados internacionais
O mundo dos negócios é repleto de negociações, sejam nacionais ou internacionais. Nestas, há necessidade de se comunicar em outras línguas. Imagine, então, se você não tem fluência para conversar e debater com profissionais do exterior.
É fato que você perde oportunidades (as melhores) quando não está apto a negociar com mercados internacionais, simplesmente porque não sabe falar ou escrever em outras línguas.
Percebe o tamanho deste problema? A Oratória e o aprendizado de idiomas precisam urgentemente fazer parte da sua vida.
Competitividade
Você já deve ter percebido que, na vida profissional, temos que matar um leão por dia, concorda? Essa metáfora traduz muito bem a competitividade que o mercado de trabalho nos impõe.
E não há muitas alternativas, a não ser investir em diferenciais, como idiomas e Oratória.
Falar com desenvoltura e fazer isso em outros idiomas é uma vantagem absurda que podemos trazer para a nossa carreira.
Ganhamos segurança, autoridade, confiança e aumentamos a nossa possibilidade de acessar novas oportunidades e, assim, subir degraus na nossa profissão.
A concorrência sabe disso, tanto que os cursos de idiomas e de Oratória estão lotados de profissionais como você.
Cada um deles sabe que, a cada dia que passa, o mercado se especializa. E, com isso, precisa contar com pessoas preparadas realmente. O aprendizado de idiomas dá uma grande contribuição.
Benefícios de conhecer diferentes idiomas
Se você leu o tópico anterior, certamente já percebeu que não tem muito para onde fugir, a não ser investir na arte de falar bem e em outros idiomas.
Todavia, para deixar as nossas ponderações ainda mais completas, destacamos outros benefícios que acompanham aqueles que têm fluência em outras línguas:
1 – Você já pensou em trabalhar em outros países? Seria ótimo, não é verdade? Mas, para isso, é imprescindível o aprendizado de idiomas.
Ele abrirá as portas do exterior para que evolua e suba degraus na sua carreira. Esse é um requisito básico para ir além das fronteiras brasileiras.
Neste contexto, terá a possibilidade de conseguir emprego em corporações “de fora” ou, ainda, se tornar elegível para oportunidades de trabalho oferecidas por multinacionais brasileiras.
Elas costumam recrutar alguns colaboradores, como você, para representá-las em outros países.
2 – O domínio do segundo idioma tornou-se uma espécie de pré-requisito para a conquista de diversas oportunidades de trabalho.
Segundo um estudo realizado pela Page Personnel, cerca de 60% das vagas que são oferecidas, atualmente, no mercado exigem fluência no inglês.
Esse percentual tende a aumentar nos próximos anos. O mundo está cada vez mais integrado e, com isso, necessitamos ter o domínio da habilidade de falar em outras línguas. Aliado a uma boa Oratória, passamos à frente de uma série de concorrentes.
Não abra mão disso!
3 – O aprendizado de idiomas é, também, um potencializador de salários. Além de novas oportunidades de vagas, estas tendem a oferecer salários melhores em relação àquelas que não buscam o conhecimento de um segundo (ou terceiro) idioma.
A Catho realizou uma pesquisa que trata exatamente deste tema. Segundo ela, os melhores cargos estão destinados para pessoas que falam fluentemente o inglês. Veja só:
- Alta direção – 52%
- Gerência – 23%
- Supervisão – 44%
- Profissionais com nível superior – 47%
4 – Se falamos somente a Língua Portuguesa, temos acesso a conteúdo apenas desta língua. Contudo, quando investimos no aprendizado de idiomas, ganhamos um repertório variado.
Isso aumenta o nosso conhecimento e nos dá a possibilidade de implementar novidades no nosso trabalho. É um diferencial.
5 – Falar fluentemente e raciocinar em outros idiomas tende a melhorar a nossa memória e a nossa percepção.
E mais: nos torna pessoas mais seguras e confiantes e com mais foco. Além disso, ganhamos mais agilidade para raciocinar e, assim, passamos a processar as informações com mais agilidade.
6 – O mercado de trabalho, hoje em dia, procura avidamente por profissionais criativos, que pensam “fora da caixa”. Há uma grande busca por aqueles que estejam preparados para desenvolver novidades e a ter soluções variadas para diferentes problemas.
O aprendizado de idiomas colabora sensivelmente com o desenvolvimento desta habilidade. Isso porque pensar em outras línguas faz com que o nosso cérebro fique mais flexível para ter ideias. Dessa forma, raciocinamos melhor e aumentamos o nosso leque.
Posso usar técnicas de Oratória para falar bem outros idiomas?
Ao longo deste conteúdo, falamos bastante sobre o valor do aprendizado de idiomas. Com isso, você teve todas as informações que te mostraram o quão valioso é para a sua vida pessoal e profissional pensar, ler, falar e interpretar em outras línguas.
Porém, dominar a habilidade da Oratória é o complemento ideal para a construção de um saber de alto nível.
A sua comunicação em outra língua é potencializada a partir do momento em que você aprende a usar esta ferramenta em todas as fases da sua comunicação.
E o mercado já sabe disso. Tanto que as formações em Oratória tem se tornado um dos requisitos mais buscados por aqueles profissionais que buscam melhores salários, evolução e reconhecimento na profissão. Os resultados, quando aliados ao aprendizado de idiomas, são sensacionais.
Essa afirmação é justificada pelos benefícios que a Oratória traz para a nossa vida, como:
É hora de investir em uma formação em Oratória, não acha?
Onde estudar Oratória para potencializar o aprendizado de idiomas?
Se você é um desses profissionais que já perceberam que a Oratória é um grande potencializador para o aprendizado de idiomas, o seu lugar é o Clube da Fala.
Aqui, no Clube da Fala, você terá à sua disposição uma série de cursos que te ajudarão a desenvolver a capacidade de falar com desenvoltura, confiança e com um grande poder de persuasão.
Imagine, então, falar em outras línguas, com fluência e com todos os benefícios que só a Oratória nos oferece.
Chegou a hora de dar à sua carreira o diferencial que estava faltando. Venha conhecer o Clube da Fala.