Blog
20 de julho
Os livros são uma forma fantástica de se conectar com a França. Sabendo que a literatura francesa tem uma grande reputação na cultura intelectual não só da Europa, mas do mundo todo; os autores franceses já criaram algumas das obras mais amadas da história, se destacando pelo pioneirismo e a ousadia que reformularam gêneros e maneiras de pensar, indo de temas simples como o casamento até crises de identidade causadas por movimentos revolucionários.
E para você que quer mergulhar ainda mais no aprendizado do francês, aqui vão algumas verdadeiras pérolas literárias que vão não só te aprofundar ainda mais no idioma, como vão te apresentar todo um novo mundo repleto de criatividade. Confira:
L’étranger – Albert Camus
Uma parte essencial do currículo francês nas escolas, O Estranho (no bom português) é um dos livros franceses mais famosos do mundo. Que nada mais é que um conto filosófico sobre um homem cuja vida muito comum é interrompida pela morte de sua mãe.
Ele passa de forma mais suave por todo esse acontecimento, mas a sociedade o julga pela falta de reação e isso depois decide seu destino. Sendo um grande exemplo da “filosofia do absurdo”, o protagonista do livro é condenado por não jogar o “jogo”.
Sendo esse um livro repleto de camadas que desafiam a maneira de como percebemos a sociedade a justiça, o herói do romance é um “estranho” para a sociedade e Camus o usa para criticar as normas sociais e também os membros da sociedade que isolam e condenam ao ostracismo aqueles que não as seguem.
Les Miserables – Victor Hugo
Você com certeza já deve ter ouvido sobre Les Miserables, seja pelo filme ou musical, que contam a história de Jean Valjean que é libertado da prisão após 19 anos, onde foi preso por roubar pão; que depois quebra a liberdade condicional e se reinventa como proprietário de uma fábrica e um prefeito de sucesso, mas precisa lidar com Javert, um agente penitenciário que o persegue de maneira implacável.
Repleto de crítica social, revolta e muita emoção, no alto de suas 1200 páginas, esse é um livro que coloca no holofote todos que sofrem na mão dos sistemas políticos e judiciais da França no século XIX, traçando um importante dilema entre o bem e o mal, sendo uma combinação única que criou um dos maiores clássicos da literatura francesa.
Le Petit Prince – Antoine de Saint-Exupéry
Le Petit Prince é um dos clássicos franceses mais populares do planeta, que conta a história de um príncipe de outro planeta e um explorador perdido é uma excelente pedida para quem busca uma história profunda, mas fácil de entender. É um conto atemporal que trabalha com a infância, a imaginação e a inevitabilidade do crescimento.
L’Amant – Marguerite Duras
O romance quase biográfico “O Amante” é ambientado no período colonial do Vietnã e narra a perspectiva de uma garota anônima de 15 anos que se envolve com um empresário chinês muito mais velho.
A protagonista é filha de uma mãe solteira obcecada por dinheiro e status. Que usa sua filha e seu relacionamento com este executivo para obter “ganhos pessoais”. Fazendo dessa dinâmica um livro perturbador, confuso, mas extremamente cativante.
Deu para perceber um pouquinho do quão influente e ousada é a literatura francesa, né? E para conhecer e entender mais do universo literário desse e outros países conte com o francês da KNN!