Músicas para estudar: 4 sons que ajudam no foco e na concentração durante os estudos

Muitos estudantes gostam de ouvir músicas para estudar e, nesse momento, é comum se perguntar: a música ajuda ou atrapalha os estudos? Afinal, é comum escutarmos que o silêncio é o melhor aliado para aumentar a concentração.

A realidade é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as músicas podem sim ajudar na concentração na hora de estudar e, inclusive, existem diferentes estudos que comprovam que nem sempre a ausência de ruído é a melhor maneira de manter o foco.

Se você deseja saber mais sobre o tema e conhecer algumas dicas de músicas que auxiliam no foco e na concentração na hora dos estudos, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

Por que ouvir músicas para estudar pode ajudar na concentração?

Existem estudos que indicam que as músicas auxiliam no foco enquanto se está estudando, como uma pesquisa realizada por uma instituição da França, a Universidade de Caen, que realizou um teste com estudantes de 249 universidades.

Na referida pesquisa, pessoas que tinham o mesmo nível de conhecimento foram divididas em 2 grupos e ambas as equipes assistiram a uma palestra e, depois, tiveram que fazer uma prova a respeito do que foi aprendido.

No final, o resultado da prova da equipe que assistiu à palestra escutando música clássica foi superior ao desempenho dos estudantes que não ouviram nenhum tipo de música, o que indica que o som ajudou na concentração.

Existe, também, uma pesquisa britânica que concluiu que escutar música durante os estudos é capaz de melhorar a performance dos estudantes — nesse caso, os alunos que ouviram música clássica enquanto estudavam tiveram, em média, um desempenho 12% superior do que os demais em provas de matemática.

O bom desempenho dos alunos não ocorreu só porque eles ouviram música clássica, a verdade é que, para atingir resultados melhores nos estudos, o ideal é escolher um estilo de música que combine com o seu gosto musical e com a disciplina que está sendo estudada no momento.

Quais são os 4 melhores tipos de sons para ouvir durante os estudos?

Como vimos no tópico anterior, o ideal é descobrir qual é o tipo de música que funciona melhor para você, sendo que é melhor optar por aquelas que são motivadoras e evitar, no momento dos estudos, as que atrapalham a sua concentração e prejudicam a memorização.

As músicas que despertam emoções e lembranças ou as que alteram o humor podem ser prejudiciais, porque, ao sentir essa emoção, fica difícil para o cérebro manter o foco nos estudos. O segredo é descobrir qual é o gênero musical que tem efeito positivo em sua mente.

Mas, em geral, os sons neutros são as melhores opções para os estudos porque as palavras não atrapalham a concentração. Veja, a seguir, 3 tipos de sons que costumam aumentar o foco!

1. Sons da natureza

A verdade é que a natureza conta com muitos sons que podem ser aproveitados para ajudar na concentração durante os estudos. Os sons da natureza, como o barulho do mar, o cantar dos pássaros ou até mesmo a chuva são agradáveis para o cérebro e costumam ajudar no relaxamento, na concentração e no foco.

Existem diversas playlists, aplicativos e sites que contam com esse tipo de som disponível, como o Simplyrain que permite, inclusive, que o ouvinte mude a intensidade da tempestade e até mesmo adicione trovões, o que possibilita que o aluno escolha se prefere estudar ouvindo uma simples garoa ou um grande temporal.

O site Noisli, por exemplo, também conta com diversos sons naturais que ajudam a concentrar e a relaxar, como chuva, vento, mar, vida na floresta, noite, barulho de lenha no fogo, fluxo de água, entre outros.

2. Som branco e som rosa

Apesar de muitas pessoas não conhecerem esse tipo de som, o som branco e o som rosa são sons ambientes que auxiliam na concentração.

O som branco, por exemplo, é um tipo de som criado artificialmente que é caracterizado como um ruído pouco intrusivo e que, além de ajudar no foco e no relaxamento, serve especialmente para neutralizar os barulhos externos que causam distração.

Já o som rosa é o tipo de som que, por exemplo, é emitido por uma TV quando a sintonização falha. Apesar de, no início, muitas pessoas pensarem que esse ruído é irritante e pode atrapalhar os estudos, a verdade é que eles costumam ajudar na concentração e na criatividade.

3. Música clássica

A melodia e a escala tonal em músicas clássicas, que costuma ficar entre 60-70 batidas por minuto, como em “Fur Elise” de Beethoven, costumam ajudar o estudante a se concentrar por um período mais longo e auxiliam, ainda, o cérebro a reter mais informações.

Isso acontece porque as escalas da música clássica induzem um estado de relaxamento em que a mente está calma, porém ainda ativa e alerta, o que aumenta a concentração e estimula a imaginação, justamente os fatores que melhoram o aprendizado.

Assim, os estudantes que desejam contar com músicas para estudar podem optar sem medo pela música clássica, especialmente a barroca, que tem como compositores, por exemplo, Mozart, Beethoven, Bach, Vivaldi e Handel, para que os estudos sejam mais produtivos e durem mais tempo.

4. Jazz

Como o jazz também é um estilo que, assim como a música clássica, conta com diversas músicas instrumentais, pode ser uma boa ideia utilizar o ritmo para ajudar na concentração.

Algumas sugestões de artistas para você testar são John Coltrane, Miles Davis e Thelonious Monk — jazzistas que contam com diversos sons instrumentais em seu repertório.

Sugestões de playlist

Se você gostou das nossas sugestões de músicas, mas não sabe por onde começar, além dos sites gratuitos que apresentamos que contam com sons da natureza, existem diferentes opções de playlists disponíveis gratuitamente no Youtube e em aplicativos como Spotify, como as seguintes:

Agora que você já conhece as melhores músicas para estudar e sabe, inclusive, por qual razão elas podem ajudar na concentração e como escolher os sons mais indicados, inicie agora mesmo os seus estudos ouvindo uma das sugestões que apresentamos para melhorar o seu foco e o seu rendimento.

Se você gostou do nosso post e das informações que apresentamos sobre as melhores músicas para estudar, continue a visita em nosso blog e veja quais são as mais recomendadas séries para aprender inglês: conheça 6 alternativas para sua imersão!

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *