O encanto do Equador

Com uma paisagem diversificada e cultura vibrante, o Equador é uma experiência reveladora no coração da América do Sul.  Berço de uma história maravilhosa, uma vida selvagem que vai dos Andes às Ilhas Galápagos e uma culinária de dar água na boca; sem dúvidas é um lugar que você não sabia que precisava conhecer, por isso, aqui estão alguns fatos interessantes do Equador. Confira:

O Equador é o único país do mundo com o nome de uma característica geográfica

O nome oficial do Equador é República del Ecuador, que significa literalmente “A República do Equador”. A linha do Equador atravessa o país e, de fato, há um grande monumento a cerca de 45 minutos de Quito, onde você pode ficar tanto no Hemisfério Norte quanto no Sul.

Equador é o país mais próximo do espaço

Pode parecer maluco pensar que o ponto terrestre mais próximo do espaço não é o Monte Everest. Mas devido ao fato do nosso planeta não ser uma esfera completamente linear e perfeita, a rotação da Terra projeta o Equador de forma discreta para o espaço (o tornando também o local mais distante do centro do planeta azul).

Fazendo com que junto desse detalhe o Monte Chimborazo seja “mais alto” que o Monte Everest. Mas devido ao pico de cada montanha ser medido a partir do nível do mar, o Monte Everest é considerado mais alto porque esse detalhe geográfico no Equador torna seus mares mais altos.

A moeda oficial do Equador é o dólar americano

Mesmo não sendo um território dos Estados Unidos, a moeda oficial do Equador é o dólar americano. Devido a um projeto de lei que foi assinado em 2000, tornando o dólar americano a principal moeda. Substituindo o sucre, que na época devido a grande inflação e desvalorização, colocavam o peso de conversão para a moeda norte-americana em 25.000 para cada dólar.

O Parque Yasuni é um dos lugares com maior biodiversidade do planeta

No centro da Amazônia equatoriana está o Parque Nacional Yasuni, um dos lugares mais biodiversos do mundo, lar de muitas espécies exclusivas de árvores, anfíbios e morcegos. Esse pequeno grande espaço das Américas abriga além disso pequenos animais como saguis e verdadeiros gigantes da natureza como a anaconda verde e a onça pintada. 

Muitos levantam uma grande preocupação devido a grande quantidade de petróleo bruto na área, mas isso tende a permanecer inexplorado devido a uma promessa de proteger o parque e seus recursos, feita por Rafael Correa (então presidente do país em 2007).

O Equador tem uma das melhores arquiteturas coloniais das Américas.

Construída no século XVI sobre as ruínas de uma cidade inca, Quito é referência mundial de arquitetura história e sua conservação, devido ao fato de que muitos dos seus edifícios do período espanhol não só sobreviveram a muitos terremotos, como são a cidade com a arquitetura colonial espanhola mais bem preservada de toda a América Latina. Tudo isso, sem contar os maravilhosos elementos indígenas que contrastam de maneira única a influência europeia, tornando esse um belíssimo lugar para se visitar.

O Equador tem os primeiros Patrimônios Mundiais da UNESCO do mundo.

Na primeira conferência do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1978, 32 lugares estavam na lista inaugural. Cada Patrimônio Mundial tem um número e o local, sendo que o número 1 são as Ilhas Galápagos e o número 2 é a cidade de Quito.

Deu para perceber um pouco o quão única é a cultura do Equador, né?  E para te ajudar a aproveitar esse e outros eventos e, encurtar a distância dos seus sonhos conte com os idiomas da KNN!

;