Blog
1 de junho
Os filmes chilenos têm ocupado cada vez mais um lugar de destaque no cinema latino-americano. Seja por seus diretores requisitados com ampla experiência nos circuitos mais tradicionais, ou pela maneira própria de conduzir a história, utilizando de uma química particular entre os elementos visuais e de narrativa.
Por isso, nós da KNN te convidamos a descobrir cinco grandes filmes do país que vão te levar em uma viagem única pelo nosso continente. Confira:
Neruda
Se você procurar uma biografia direta e clara sobre o mundialmente famoso poeta chileno Pablo Neruda, esse não é o filme ideal para você. Invés disso, o diretor Pablo Larraín criou uma experiência ficcional que mistura entretenimento com política. O filme tem uma dinâmica narrada em primeira pessoa e conta a vida pelos olhos do policial Óscar Peluchonneau que está tentando capturar Neruda, agora um homem procurado pelo estado após ter se juntado ao Partido Comunista.
Machuca
Existem poucos filmes que conseguem capturar de uma forma tão visceral e verdadeira a essência humana por trás da vida dos habitantes durante a violenta ditadura do general Pinochet. Com o filme sendo localizado poucos meses antes do golpe, contando a história de Pedro Machuca, um menino humilde, que começa a frequentar uma das melhores escolas particulares do Chile e por lá faz amizade com o privilegiado Gonzalo.
Conforme a amizade vai se desenvolvendo, o filme ilustra as divisões de classe puxando cada um de volta para os seus mundos de origem, um de segurança e riqueza, o outro repleto de pobreza e violência.
No
Conheça a genial campanha de marketing que ajudou a acabar com os mais de 17 anos de ditadura no Chile. No é um filme sobre a engenhosidade dos cérebros por trás de uma série de ações publicitárias perfeitamente orquestradas em meio aos perigosos anos 80.
Aclamado mundialmente e indicado ao Oscar, um dos pontos altos do filme é a estética vintage pelas lentes da Sony U-matic, escolhida pelo diretor para ser protagonista nessa produção.
La Nana
O premiado filme chileno La Nana, ou “A Criada”, dirigido por Sebastián Silva, mergulha na vida de Raquel, uma empregada doméstica chilena que trabalha na casa da rica família Valdés há mais de duas décadas. Mostrando os detalhes, o drama e as relações humanas do cotidiano, o filme captura as experiências íntimas das trabalhadoras domésticas, e tem uma atuação brilhante de Catalina Saavedra no papel principal.
Nostalgia de la Luz
Nostalgia de la Luz cria um ambiente fascinante sobre o legado, as atrocidades e a memória humana, em um documentário impressionante. A Nostalgia da Luz (no bom português), gira em torno de entrevistas com astrônomos em busca de respostas sobre o início da humanidade e conversas com mulheres transtornadas em busca dos restos de seus entes queridos falecidos durante o nebuloso período de Pinochet no governo.
Bateu aquela vontade de conhecer ainda mais a cultura chilena, né? E com o espanhol da KNN você vai estar preparado para qualquer desafio que a língua possa te oferecer, e principalmente, para se conectar com o mundo e aproveitar o melhor do cinema.