Qual a relação entre um geek e uma toalha?

Hoje é um dia especial aos fãs da cultura nerd, saiba o porquê

Antes de começar a ler esse texto, você sabe que dia é hoje? Se a resposta for “sim, eu sei que hoje é dia 25 de maio”, acertou. Porém, no dia 25 de maio é celebrado o quê? Se a pergunta fosse feita a um nerd, a resposta estaria na ponta da língua. Ele ia dizer “é o nosso dia!” A data é celebrada em alusão à estreia do filme Star Wars: Uma Nova Esperança, nos cinemas em 1977.

Porém, essa não é uma data exclusiva aos nerds ou geeks não. Hoje também é celebrado o Dia da Toalha, uma justa homenagem ao escritor Douglas Adams, autor da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, também sucesso entre o público nerd. Na obra, Adams trata com humor da importância da toalha para o viajante interestelar, e aconselha que nunca se saia de casa sem uma.

O Dia da Toalha foi comemorado pela primeira vez em 25 de maio de 2001, apenas algumas semanas após a morte de Adams. Após a ocasião, em 2006, o blogueiro espanhol Gérman Martinez criou o Dia do Orgulho Geek, se espalhando pelo mundo nos anos seguintes e sendo incorporado no Brasil a partir de então. Como tradição, nesse dia, os nerds saem às ruas portando toalhas, tirando fotos e participando de encontros onde são discutidos seus assuntos favoritos, incluindo, com muito louvor, Star Wars e, claro, a obra de Adams.

Caso você seja um nerd ou tem um “caso de amor” com uma toalha, celebre com muito estilo o dia de hoje.