Saiba como incentivar seu filho a estudar inglês todos os dias

Se você não teve a chance de aprender inglês — ou estudou só o básico —, certamente não quer isso para o seu filho, pois entende que para dominar a língua inglesa, é fundamental estudar inglês todos os dias.

Com isso, seu filho alcançará a fluência de maneira natural, aprenderá mais rápido, terá mais facilidade nos estudos e, no futuro, nos estágios e trabalhos que requerem a língua inglesa, entre outras vantagens.

Confira 8 dicas para incentivar seu filho a estudar inglês todos os dias!

1. Tecnologias

É muito útil, por exemplo, utilizar tecnologias como aliadas do aprendizado. Que tal combinar com o seu filho que as conversas de texto por aplicativos de mensagens (Whats App e Messenger) deverão ser feitas em inglês todos os dias.

Mas atenção! Se seu filho errar a grafia da palavra, não o corrija, pois ele está em fase de aprendizado. Aliás, se você, pelo menos, entendeu o que ele escreveu, significa que ele está no caminho certo. Contudo, se a mesma palavra for escrita de forma errada muitas vezes, vale a pena fazer a correção.

Utilize o GPS ou outros aparelhos com inteligência artificial na língua inglesa. Mesmo que o equipamento seja seu, quando o seu filho estiver por perto, ele assimilará a língua mesmo sem perceber.

2. Rotina

Já pensou em tornar o inglês parte da rotina da casa? Ou seja, os membros da família podem conversar em inglês entre si. Assim, introduza as expressões mais corriqueiras nas conversas. Comece com aquelas que quase todas as pessoas (adultas) já sabem, mesmo que não dominem muito o idioma norte-americano. Alguns exemplos são:

  • how are you? = como vai você? ;
  • good morning = bom dia;
  • excuse me = com licença;
  • come here = venha aqui;
  • thank you = obrigado;
  • I’m sorry = desculpe;
  • please = por favor;
  • come in = entre;
  • hello = olá.

E não esqueça de, na hora do beijo de boa noite dizer: good night (boa noite).

3. Jogos e games educativos

Os jogos e games educativos estimulam o aprendizado do inglês de uma maneira divertida. E nada melhor do que aprender brincando, não é mesmo?

A dica é mudar a configuração do idioma de português para o inglês. Com isso, seu filho aumentará o vocabulário e verá nos jogos as expressões que aprendeu em aula sendo aplicadas. Apresente a ele jogos educativos — não apenas os que ele já está acostumado — focados na língua, para ele conhecer novos desafios.

4. Filmes e séries

Sugira que seu filho assista às séries de televisão e os filmes que ele mais gosta legendados (e não em português). Depois, recomende que ele os veja novamente, mas em inglês.

Se ele estiver com alguma dificuldade inicialmente, ou se estiver nos primeiros anos do estudo do idioma, coloque legendas em inglês — para que ele associe a língua falada com a escrita. Depois, peça que ele veja novamente as séries e filmes que ele mais gosta, mas em inglês e sem legendas!

Ao estar acostumado com o programa, ele se dedicará a entender a língua e não a prestar atenção na atração. Com os bens pequenos invista em desenhos animados em inglês e em filmes infantis.

5. Músicas

Aproveite o fato de que crianças e adolescentes adoram escutar música. Assim, aposte em colocar músicas em inglês para ensinar a pronúncia e os conceitos da língua inglesa. Coloque música em casa e no carro sem fazer, necessariamente, deste, um horário para escutar canções, mas insira o inglês ao colocar músicas para tocar durante as atividades diárias.

Mas, para que dê certo, é fundamental que ele goste das músicas, então, descubra quais são os artistas internacionais preferidos dele. Assim, ele estudará inglês todos os dias mesmo sem perceber. Uma dica é começar com músicas cuja pronúncia seja nítida.

Por fim, tente não variar muito nas canções, procurando colocar as mesmas músicas para tocar por um tempo e ao menos uma vez por dia. Você verá que, em pouco tempo, ele cantará as músicas. A tendência é que a fluência melhore naturalmente.

6. Palavras em inglês


Outra forma de incentivar seu filho a aprender inglês todos os dias é mostrando para ele nomes nos produtos escritos em inglês que você tiver em casa. Será mais fácil aprender enquanto manuseia e observa um objeto, em vez de simplesmente escutar seu nome.

Além disso, ajude a criança a identificar palavras em inglês no dia a dia com as que já foram praticamente incorporadas ao nosso idioma. São exemplos as palavras hot dog, hambúrguer, delivery, cartoon, playground, pet shop e muitas outras.

 

7. Internet

Incentive o seu filho a conversar com amigos estrangeiros pela internet. Alguns aplicativos facilitam que eles se conheçam e interajam. Os novos amigos não precisam, necessariamente, ter a idade aproximada do seu filho.

Aliás, uma excelente ideia é buscar idosos que gostam de conversar. Certamente, os mais velhos terão paciência em ensinar, além de garantir uma enriquecedora troca de conhecimentos entre as duas gerações.

Mas lembre-se de conhecer primeiramente você essas pessoas. Procure saber suas origens e intenções e esteja perto da criança enquanto ela conversa.

8. Prática

As crianças costumam ver os pais como grandes exemplos. Então, uma excelente forma de incentivar o seu filho a aprender uma nova língua, é aprendendo o mesmo idioma você também. Mas não se esqueça de, você também, estudar inglês todos os dias, pois esse será o melhor exemplo. E deixe que ele veja você estudando para que o efeito estimulador seja maior. Um estímulo para você também querer aprender inglês é saber que um dia você e sua família poderão viajar para outros países e treinar o inglês.

E então, gostou de nossas sugestões? Para que você possa ver mais dicas para incentivar o seu filho a estudar inglês todos os dias, assine a nossa newsletter e receba novos artigos em seu e-mail assim que forem publicados.

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *