Você sabe o que são Easter Eggs?

Em época de Páscoa, nada melhor falar sobre os “Easter Eggs”, que muitos acham que são apenas a tradução de Ovos de Páscoa para o inglês. Mas não: os “Easter Eggs” que falaremos aqui é um termo ligado à informática que significa algum segredo de caráter humorístico escondido em qualquer tipo de sistema virtual, incluindo músicas, filmes, websites, games, entre outros. São algo como as famosas “pegadinhas virtuais”.

Quem vive conectado nas redes sociais ou até mesmo navegando por horas na internet, já deve ter caído em muitas pegadinhas de algumas empresas conhecidas dos internautas. O campeão é o Google! Sim, você nem sabia, mas ele é o campeão de Easter Eggs. Um easter egg bastante conhecido é o “do a barrel roll”. Se o usuário inserir este termo na barra de pesquisa do Google ou buscar por “z or r twice”, o site dá um giro de 360º na tela. Estes dois termos são referências ao clássico da Nintendo “Star Fox 64″. O primeiro se refere ao movimento que a raposa do jogo fazia pilotando a nave para fugir dos inimigos e o segundo eram os comandos para realizar a ação no console.

Já para quem gosta de passear pelo mundo através do Google Street View, o gigante de buscas também preparou surpresas. Exemplo, e algum usuário resolver explorar as redondezas da sede da empresa, em Mountain View, na Califórnia, vão encontrar dezenas de funcionários contentes, comemorando e fazendo poses engraçadas. Há, inclusive, alguns segurando cartazes e balões coloridos. Diferente de outras pessoas que foram pegas de surpresa pelo carro do Google, os rostos dos empregados da companhia não foram borrados.

Dentre essas duas citadas acima, o Google tem tantas outras pegadinhas virtuais também. Mas há outros dentro do GTA: San Andreas – o mais icônico de todos é uma placa gigante encontrada no topo da Gant Bridge, em San Fierro. Na placa, há os dizeres “there are no easter eggs up here, go away”, ou seja, “não há nenhum easter egg aqui em cima, vá embora”. Os filmes da Pixar –  um dos exemplos é a famosa bola com uma estrela, que aparece em diversos filmes, como Toy Story, Up – Altas Aventuras e Monstros S.A.

A cultura pop é cheia de práticas do tipo e muitas franquias e filmes não necessariamente relacionados podem conter Easter Eggs referenciando uns aos outros. Uma das franquias mais referenciadas pelo mundo afora é Star Wars, bastante conhecida por habilitar vários Easter Eggs em suas séries.

São funções como essas, inimagináveis, que tornam a navegação mais divertida e interativa. Agora que você já sabe o que são os Easter Eggs, procure nas redes sociais mais e dá um play na próxima vez que você usar um desses aplicativos, embora o mais legal é você descobrir quais são e onde estão. Afinal, não é delicioso ser presenteado com essas surpresas como em uma caçada de páscoa por saboroso ovos de chocolate?

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *