Blog
13 de janeiro
O aprendizado de um novo idioma se fundamenta no desenvolvimento de quatro principais habilidades: leitura (reading), escrita (writing), fala (speaking) e audição. Esta última, chamada de listening requer prática. Quanto mais você treina o seu ouvido para uma língua, melhor você entenderá quando ouvi-la. Para isso, é comum que muitos estudantes procurem por músicas fáceis para aprender inglês.
Para quem gosta de música, trata-se também de uma maneira agradável de estudar. Inclusive, uma prática que costuma auxiliar muito o desenvolvimento do “”listening”” é ouvir a música uma vez acompanhando pela letra, e depois sem ela. Assim, além de acostumar-se a ouvir o idioma, você ainda aprimora sua pronúncia, contribuindo também para o desenvolvimento do “”speaking””.
Se você está a procura de músicas que sejam fáceis para aprender inglês, continue lendo. Preparamos abaixo uma lista com algumas das principais.
Gravada para a trilha sonora do filme Trolls, a música ganhou o Oscar de “melhor canção original”, em 2016. No videoclipe, o cantor aparece em diversos lugares comuns, inclusive dançando sob um viaduto, com sua turma. Uma das primeiras interpretações ao vivo da canção aconteceu na Suécia.
“”Nothing I can see but you when you dance, dance, dance
Feeling good, good, creeping up on you
So just dance, dance, dance, come on
All those things I shouldn’t do
But you dance, dance, dance
And ain’t nobody leaving soon, so keep dancing…
Can’t stop the feeling…””
Yellow foi composta e gravada pela banda de rock alternativo Coldplay. O principal tema da canção é um amor não correspondido. Foi o primeiro single do grupo nos EUA e o videoclipe é todo gravado em tomada única e câmera lenta. Segundo integrantes, a canção se refere ao estado de humor da banda, que pode ser traduzido como “brilho, esperança e devoção”. Inclusive, há na letra, algumas metáforas que remetem a isso.
“”I drew a line
I drew a line for you
Oh what a thing to do
And it was all yellow
Your skin
Oh yeah your skin and bones
Turn into something beautiful
You know
For you I’d bleed myself dry
For you I’d bleed myself dry
It’s true, look how they shine for you
Look how they shine for you
Look how they shine for
Look how they shine for you
Look how they shine for you
Look how they shine””
Maior sucesso do cantor nos EUA, Upside down já ocupou importantes posições em rankings musicais em diversos países, inclusive no Brasil. Aliás, foi por aqui que ganhou o certificado de ouro pela ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), após atingir a marca de 50 mil downloads. Foi ainda o segundo single do cantor a chegar ao UK top 40, na 30ª posição.
“”I wanna turn the whole thing upside down
I’ll find the things they say just can’t be found
I’ll share this love I find with everyone
We’ll sing and dance to mother nature’s songs
I don’t want this feeling to go away””
A canção foi uma espécie de marco na carreira de sua intérprete. Isso porque representa um estilo totalmente pop, diferente do seu country pop conhecido até então. Embalada por uma melodia animada, a letra é uma reflexão sobre as críticas que a cantora já recebeu, e sua reação de simplesmente seguir, sem se abalar com elas.
“”Cause the players gonna play, play, play
And the haters gonna hate, hate, hate
Baby I’m just gonna shake, shake, shake
Shake it off
Heartbreakers gonna break, break, break, break, break
And the fakers gonna fake, fake, fake, fake, baby
Baby I’m just gonna shake, shake, shake
Shake it off, Shake it off””
Composta pela própria cantora em parceria com Dan Wilson, a canção fala sobre o fim de um relacionamento. O single liderou as paradas de diversos países, como Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia, Brasil, França e Suíça. No videoclipe, são mostrados vários cenários franceses e uma cena de separação.
“”Never mind, I’ll find someone like you
I wish nothing but the best for you
Don’t forget me, I beg
I remember what you said:
“”Sometimes it lasts the love, but sometimes it hurts instead””
O próprio intérprete compôs essa canção em homenagem à esposa. Ela tornou-se sucesso, o que fez com que, mesmo após se divorciar, ele precisasse continuar a interpretá-la nos shows. Em entrevista, contou que, enquanto o fazia, pensava no jantar. Seu baterista, inclusive, compôs uma paródia entitulada “”She took the dog, the house, the car”” (Ela levou o cachorro, a casa, o carro).
“”I don’t want clever conversation
I never want to work that hard
I just want someone that I can talk to
I want you just the way you are.””
Sucesso em diversos países, a canção foi recorde na gravadora Sony Music logo na primeira semana. Também ganhou o prêmio de “melhor single britânico” pelo BRIT Awards em 2012. A melodia animada vem acompanhada de algumas brincadeiras vocais, o que a torna uma música alegre e descontraída.
“”Everyone else in the room can see it
Everyone else but you
Baby you light up my world like nobody else
The way that you flip your hair gets me overwhelmed
But when you smile at the ground it ain’t hard to tell
You don’t know, oh oh
You don’t know you’re beautiful””
Percebeu como, além de serem músicas fáceis para aprender inglês, essas canções trazem uma história por trás de sua composição e uma letra agradável? E quem disse que não dá para estudar inglês, até mesmo, em seu momento de lazer?
Essas canções estão aí para provar que é possível, sim. Aprender inglês também demanda a inserção do idioma em suas atividades do dia a dia, e esta é uma ótima oportunidade para fazê-lo.
Gostou do post? Então não deixe de ler também este com dicas de livros para aprender inglês.